O Brasil é um dos maiores produtores de papel e celulose do mundo. Falamos de uma indústria em plena expansão, e esse crescimento depende fundamentalmente da tecnologia e da criação de níveis elevados de conectividade e automação de negócios.
Nos próximos cinco anos, 72% das empresas do setor esperam atingir níveis avançados de digitalização (hoje, 38% afirmam que já vivenciam esse estágio). É o que diz o estudo “2016 Global Industry 4.0” da consultoria PwC, realizado com 73 altos executivos do segmento em 26 países. Trata-se de um movimento desafiador, que exige uma relação estreita entre a TI e as áreas de negócio da companhia.
Depender de um único mercado consumidor é uma das maiores ameaças ao crescimento das indústrias de papel e celulose. Por isso, a diversificação de portfólio mostra-se um caminho essencial para o crescimento, incluindo o uso de novas fibras e o desenvolvimento de papéis especiais, por exemplo.
Assim como em outras grandes indústrias, a criação de ambientes de trabalho seguros, a gestão das cadeias de fornecimento e logística, a eficiência de processos de produção e as pressões regulatórias também são desafios constantes para os players do setor.
As soluções tecnológicas da 2S para a vertical de papel e celulose foram pensadas a partir do entendimento dos principais pilares e desafios de negócio do setor, de forma a tornar a tecnologia e a transformação digital propulsoras do crescimento dessas empresas:
Da extração dos eucaliptos na floresta até a distribuição dessa matéria-prima, passando pela entrada nas fábricas e, finalmente, pela gestão das empilhadeiras que embarcam os blocos de celulose, já como produto final, nos trens e caminhões, a solução de “Logística Interna Inteligente” permite a inteligência de gestão de todos os veículos e máquinas, próprios ou de terceiros.
Com a solução, os condutores passam a ter visibilidade total das frentes em que trabalham, de suas atividades e do trajeto que devem seguir. Além disso, podem receber treinamentos onboard e interagir com gestores por meio de voz e texto.
Os benefícios dessa solução incluem a otimização da utilização dos recursos, a diminuição dos custos de combustível e manutenção, a contenção de paradas não programadas e a redução de filas e acidentes nas fábricas e nos centros de distribuição. Tudo isso a partir da geração de informações e relatórios em tempo real.
Pessoas, máquinas, empilhadeiras e veículos, todos se movimentando pelo mesmo ambiente. Essa é uma realidade das indústrias de papel e celulose, seja na poda dos eucaliptos, na fabricação do produto final ou no embarque das mercadorias nos trens e caminhões. Por isso, a solução que batizamos de “Workplace Safety” busca minimizar os riscos e acidentes de trabalho.
Por meio da identificação e do rastreamento em tempo real de pessoas, veículos e máquinas, a solução permite a visibilidade total da planta e dos colaboradores em áreas de risco, criando alertas de aproximação, visuais e sonoros, e outras ações conforme a necessidade da operação. A partir de tecnologias com a de RFID, os gestores podem restringir o acesso dos funcionários, saber quanto tempo permaneceram no ambiente e se estão utilizando dos os EPIs necessários.
A necessidade de conectividade e automação chegou ao campo. Para os gestores das empresas do setor, obter informações em tempo real, da silvicultura à colheita, é fundamental para uma gestão eficiente da principal matéria-prima utilizada nessas indústrias.
Com a solução “Floresta Conectada”, conseguimos extrair e integrar dados durante toda a fase de plantio e poda, identificando, por exemplo, a rota de operação das máquinas e os motivos de posseiveis desvios, a quantidade e as áreas em que os fertilizantes e defensivos foram depositados, o tempo de utilização das máquinas, as condições do solo, as dimensões das árvores, entre outros. Para isso, uma série de sensores e outros dispositivos são estrategicamente agregados à floresta.
A cada projeto, contamos com um ecossistema de parceiros que fornecem softwares e aplicações, além de conectividade por satélites em áreas sem cobertura wi-fi e celular, o que permite a extração e gestão dos dados obtidos de forma dinâmica e inteligente.
Além das soluções de negócio, a 2S olha para dentro da casa do cliente, a fim de compor projetos para otimização dos recursos internos, eficiência de processos e qualidade da tomada de decisão. As soluções incluem:
Engajamento de times, a partir da criação de ambientes de trabalho colaborativos e flexíveis, treinamentos on demand e comunicação estreita entre gestores e times; eficiência dos processos de recrutamento e seleção; e mais segurança em ambientes restritos.
Domínio do ambiente, com soluções que otimizam processos, a utilização dos recursos e a disponibilidade de rede; permitem a visão, em tempo real, da variação de produtos e processos, o planejamento end-to-end e a colaboração entre áreas; entre outras funções.
Ambientes mais seguros, por meio de soluções de segurança que bloqueiam invasões e vazamento de informações; monitoram e gerenciam as ameaças, reduzindo custos e esforços; e garantem segurança à inovação, aos processos e às estratégias da empresa.