5 ví­deos do TED para se apaixonar por TI

agosto 17, 2016
Com o slogan “Ideas Worth Spreading” (Ideias que merecem ser disseminadas), o TED Talks, organização sem fins lucrativos, promove eventos com grandes pensadores e palestrantes do mundo da tecnologia, entretenimento e design.

Internet das Coisas, realidade virtual e robótica são alguns dos temas

Com o slogan “Ideas Worth Spreading” (Ideias que merecem ser disseminadas), o TED Talks, organização sem fins lucrativos, promove eventos com grandes pensadores e palestrantes do mundo da tecnologia, entretenimento e design. Com apresentações de, geralmente, 20 minutos, a maioria com legendas e transcrições em vários idiomas, o site reúne vídeos para se informar e inspirar. Selecionamos cinco deles sobre o uso da tecnologia para melhorar o mundo:

 

1. The key to growth? Race with the machines (A chave para o crescimento? Corra com as máquinas)
Enquanto as máquinas assumem postos de trabalho, muitos se veem sem emprego ou com aumentos salariais adiados indefinidamente. Seria esse o fim do crescimento? Não, segundo Erik Brynjolfsson, diretor da MIT Center for Digital Business, em Cambridge, e pesquisador associado no National Bureau of Economic Research. Segundo ele, trata-se apenas das dores crescentes de uma economia reorganizada radicalmente. Nesse vídeo, ele mostra o porquê de grandes inovações estarem à nossa frente e reforça que, se pensarmos nos computadores como nossos colegas de trabalho, tudo fica mais simples.

2. Welcome to the age of the industrial internet (Seja bem-vindo à era da internet industrial)
A Internet das Coisas, ou IoT, traz novas e incríveis possibilidades para melhorar o mundo. Mas o que exatamente isso significa? Nessa palestra, Marco Annunziata, economista-chefe da General Electric, mostra como a tecnologia está transformando o setor industrial, criando máquinas que podem ver, sentir e reagir, para que sejam operadas de forma mais eficiente.

3. The new bionics that let us run, climb and dance (As novas tecnologias biônicas que nos permitem correr, escalar e dançar)
Há 30 anos, Hugh Herr, designer em biônica, perdeu as duas pernas enquanto escalava. Agora, chefe do grupo de Biomecatrônica do MIT Media Lab, tem como meta desenvolver próteses mais tecnológicas o que o levou a trabalhar na próxima geração de membros biônicos, próteses robóticas inspiradas nos designs da própria natureza.

4. The birth of virtual reality as an art form (O nascimento da realidade virtual como forma de arte)
Chris Milk, produtor e artista visual americano, utiliza tecnologias inovadoras para criar histórias humanas, pessoais e interativas. Acompanhado de Joshua Roman no violoncelo e McKenzie Stubbert ao piano, Milk descreve seu relacionamento com a música e a arte, desde o primeiro momento que ele se lembra de ter colocado fones de ouvido até o seu trabalho atual, criando projetos inovadores de realidade virtual.

5. Reach into the computer and grab a pixel (Alcance o computador e agarre um pixel)
A fronteira entre o mundo físico e a informação digital que nos cerca tem se tornado cada vez menor. O engenheiro e designer Jinha Lee quer dissolvê-la. Ele idealiza uma incrível experiência de ter uma caneta que possa entrar em uma tela para desenhar modelos em 3D e um protótipo de computador que permite alcançar objetos digitais pela tela para manipulá-los.

Imagem: Pixabay

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.