Baixe gratuitamente os materiais e saiba como o uso de tecnologias pode revolucionar os negócios – do varejo à indústria
A tecnologia vem pautando a transformação de empresas de todos os setores e portes. De um lado, os CIOs tiveram de se aperfeiçoar para entender mais de gestão de negócios, e trabalhar de forma colaborativa para conduzir a mudança; de outro, foi essencial entender as tendências tecnológicas que mais impactam os negócios, da indústria ao varejo. Entre as mais inovadoras, estão a Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT), Inteligência Artificial e soluções mais sofisticadas de proteção de dados. Selecionamento cinco materiais para ajudá-lo nessa jornada digital. Veja a seguir.
Nos próximos cinco anos, a revolução digital vai desbancar cerca de quatro dos dez principais players de cada setor de mercado. É o que aponta um estudo do The Global Center for Digital Business Transformation (Centro Global para Transformação de Negócios Digitais), iniciativa da Cisco e da IMD, escola de negócios suíça. Entenda o que é, de fato, transformação digital, o risco de não mudar a estratégia de negócios e como a digitalização impacta as áreas da empresa – da logística ao RH.
Entre 40% e 60% dos processos manuais de manufatura, transporte, varejo, petróleo e gás, geração de energia e mineração podem ser automatizados com o uso da tecnologia, em especial da Internet das Coisas (IoT), segundo estimativa da Cisco. Conheça as oportunidades existentes no setor: particularidades da indústria que devem ser consideradas no desenho de um projeto de IoT; cuidados a serem tomados; resultados no curto, médio e longo prazos; e como combinar a IoT com as tradicionais tecnologias de automação.
Sabe-se que a Internet das Coisas está transformando negócios de diversos setores, viabilizando novas formas de rentabilização, fidelização de clientes e aumento de receita. Porém, ainda há questões que as empresas precisam compreender e responder: quais são os desafios e problemáticas dos processos de negócio? Que tipos de dados devem ser coletados e analisados? De que forma utilizá-los para aumentar a eficiência e alavancar receitas? Para esclarecer essas perguntas, o material traz entrevistas com especialistas em IoT no Brasil e no mundo.
Apesar de muito se falar sobre a importância da proteção de dados, ainda há companhias vulneráveis. Um levantamento feito pela Cisco mostra que dos 115 mil dispositivos analisados, 106 mil tinham vulnerabilidades conhecidas no software, o que representa 92% no total. Em muitos casos, a versão do software em execução estava desatualizada em sua infraestrutura de rede e continha, em média, 26 vulnerabilidades. Isso mostra que todo o projeto de TI – seja de colaboração, dada center, mobilidade ou qualquer outro – é, também, de segurança da informação. Entenda melhor o cenário de ameaças atuais e como proteger sua empresa
Monitoramento constante e proativo da infraestrutura de tecnologia ajuda a ter uma visão clara do ciclo de vida das soluções, o que facilita decisões assertivas para aquisição de ativos, otimiza a utilização de recursos (financeiros e humanos), previne brechas de segurança e compliance e garante a continuidade dos negócios. Saiba quando terceirizar ou internalizar os serviços.
Imagem: Depositphotos