Após duas décadas de atuação como líder de estratégias de segurança em grandes empresas, o executivo ingressa na 2S para estruturar nova unidade e atuação consultiva junto aos CISOs
A 2S Inovações Tecnológicas anuncia a chegada de Henrique Lucena à sua nova diretoria de segurança da informação. Como uma bagagem de duas décadas na realização e liderança de estratégias em segurança, risco e compliance, o executivo vem da Ânima Educação, onde atuou por quase quatro anos como diretor de segurança e operações.
Com uma visão que alia tecnologia e processos, apoiando o cliente final na criação de um plano estratégico de segurança, Lucena tem a missão de expandir a presença da 2S nesse mercado, apresentando, ainda, a força do portfólio da Cisco para a proteção de ambientes de TI hiperconectados e complexos.
“Quando se tem um problema, como um vazamento de dados, geralmente é porque a empresa não fez o básico bem feito. E muito se questiona: o que é um básico bem feito? O que é o mínimo para conseguir evoluir em segurança? Pode ser mais fácil contratar uma ferramenta, mas desenhar e implementar processos é mais desafiador”, ressalta o executivo, traduzindo uma das dores de seus pares, os Chief Security Information Officers (CISOs).
Os desafios não param por aí: segundo o Cisco Cybersecurity Readiness Index de 2024, que investiga o grau de preparo das organizações de todo o mundo para lidar com os riscos da cibersegurança, 54% das empresas reportaram ao menos um incidente do gênero no último ano, e outras 73% acreditam que serão afetadas por algum tipo de ataque cibernético nos próximos 12 a 24 meses. O estudo contemplou 30 países, entre eles o Brasil, abordando mais de 8 mil líderes de negócio em todo o mundo.
“Para ofertar soluções de segurança olhando as necessidades do cliente, é preciso ter credibilidade, entender os mecanismos de proteção contra ciberataques e ter uma posição consultiva diante de cada circunstância. Lucena tem essa longa vivência como CISO, conhece os problemas do cliente e fala com propriedade de problemas e soluções”, diz Renato Carneiro, presidente da 2S. “Além disso, é um profissional alinhado com a cultura da 2S, o que, para um nível de diretoria, e ainda mais para uma nova unidade de negócios, é crucial”, complementa.
Antes de ingressar na Ânima, Lucena passou por outras grandes instituições na educação, como a Laureate International Universities, onde atuou por nove anos. Tem MBA pela FIAP e pós-graduação em Segurança da Informação pelo CEB (Corporate Executive Board), incorporado pelo Gartner. Em sua carreira, liderou times em diferentes países, planejando e operando áreas e programas de segurança da informação em grande escala.