Ao completar três décadas, a 2S Inovações Tecnológicas passa por processo de rebranding para reforçar a essência de sua marca e os objetivos da empresa
Muita coisa pode acontecer em trinta anos. Fundada em 1992, pelos sócios Renato Carneiro e Pedro Mariano Bicego, a 2S cresceu num mundo em constante — e cada vez mais rápida — transformação. A empresa viu várias mudanças de governo, revoluções tecnológicas e crises diversas, da queda das Torres Gêmeas à pandemia de Covid-19. E, de cada uma dessas experiências, saiu fortalecida e maior.
Para celebrar sua terceira década, a 2S Inovações Tecnológicas passou por um processo de rebranding, o que demandou um trabalho intenso de marketing — e uma imersão no passado e na história da empresa.
Renato Carneiro conta que a 2S surgiu de uma oportunidade: o fim da reserva de mercado na informática. É que uma lei de 1984 restringia a importação de tecnologia estrangeira, uma tentativa de estimular o desenvolvimento tecnológico nacional. Mas o tiro acabou saindo pela culatra, ao deixar o país refém de tecnologias inferiores às disponíveis no mercado internacional. Quando a lei caiu, em 1991, os dois amigos resolveram criar a 2S, que nasceu para aproveitar o momento.
“Embora fôssemos recém-formados, já éramos experientes na área. A gente tinha certeza que ia faltar mão de obra para lidar com os produtos americanos que iam entrar no Brasil. Fomos pioneiros na comercialização e na implementação dessas tecnologias, que eram melhores que as nacionais”, recorda Renato Carneiro.
Além da oportunidade pelo momento do mercado e pelo contexto histórico, outra coisa que marcou a fundação da 2S foi um objetivo comum de seus sócios. “A gente queria montar uma empresa onde fosse bom passar o tempo, porque o profissional passa a maior parte do dia no trabalho, das oito da manhã às seis da tarde. Por isso, a empresa não pode ser um lugar chato e ruim, tem que ter um clima agradável e ser um lugar legal de trabalhar”, diz Carneiro.
Em 1992, a identidade visual era “a última das preocupações” da empresa que começava. Foi só mais tarde, já com um departamento de marketing sólido, que a 2S investiu na primeira mudança de logo e imagem.
“A área de marketing está muito próxima da área de vendas. Está sempre na linha de frente e sabe o momento que a empresa vive. Por isso, por essa maturidade, as poucas mudanças de logo que tivemos ao longo desses trinta anos foram demandas do marketing”, explica Pedro Mariano Bicego.
Não foi diferente agora. “Consideramos que o aniversário de 30 anos era a oportunidade que precisávamos para a mudança, para presentear a empresa com uma marca que, ao mesmo tempo que reflete sua essência original, revela sua capacidade de amadurecer e se transformar ao longo do tempo para se preservar sempre moderna, atual e em linha com o mercado de tecnologia”, explica Bruna Gaspar, Gerente de Comunicação e Marketing da 2S.
O trabalho envolveu muito mais que uma simples mudança de logo. “O rebranding é sempre um trabalho de gestão de marca”, explica Eduardo Ramos, cofundador do Grano Studio, que assumiu o desafio de dar uma nova cara para a 2S. Para isso, foi feito um projeto de imersão que envolveu os heads de diferentes áreas da empresa, longas conversas com os dois sócios, análise detalhada do público e a criação de personas.
“Fala-se muito, hoje em dia, sobre as marcas refletirem valores humanos. No caso de 2S isso não é modismo, é o DNA da empresa e se expressa inevitável e naturalmente em seu dia a dia. Então, é claro que a ‘nova marca’ precisa ecoar esse princípio, essa cultura de cuidado muito grande com os colaboradores e com os clientes. O mercado reconhece essa qualidade de 2S e a marca precisa dizer isso”, diz Eduardo Ramos.
Por isso, uma das mudanças foi na tagline, que passou a ser “Mais que Tecnologia”. “Transformação digital não é você estar conectado numa rede de wifi. É muito mais do que isso: é cuidado, é humanidade. É essa a brincadeira que a gente faz, trazendo a keyword principal da empresa, que é tecnologia”, diz Ramos.
O azul foi mantido como cor oficial e foi adotada uma tipografia para transmitir sobriedade (sem distanciar), facilidade de leitura e uma cara moderna. A simetria da logo foi outra questão e a preocupação com as proporções ajudou a gerar mais impacto visual. O aspecto arredondado reforça a ideia de acolhimento e cuidado. Outra mudança foi na ligação entre o 2 e o S, que na logo anterior estavam conectados por um tubo. “Não tem mais sentido essa ligação via cabo, afinal tudo é wireless. Então, agora, a união entre o 2 e o S é sutil e orgânica”, completa Eduardo Ramos.
Ouça também os três episódios de Líderes que Transformam com os sócios da 2S e conheça a história da empresa. Clique aqui!
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