Com o uso de IoT é possível obter um ganho de US$ 38 milhões com ações de melhoria na experiência do consumidor; faça o download do e-book gratuitamente
A transformação digital está revolucionando empresas de todos os setores e portes com os mesmos objetivos: criar experiências personalizadas ao cliente, remodelar os negócios e proporcionar a inovação para se destacar frente à concorrência. No varejo, ela é crucial para melhorar o relacionamento com o consumidor e viabilizar a visão da “loja do futuro”, que deverá estar onde o cliente estiver.
Entre as tecnologias que podem criar essa realidade, está a Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT). Voltada ao varejo, seja um bar, um restaurante, um shopping, uma loja ou qualquer outro estabelecimento comercial, traz mais assertividade nas ações para fidelização do consumidor e obtenção de novas receitas. Segundo uma projeção da Cisco, o ganho em melhoria da experiência do consumidor pode chegar a US$ 38 milhões, a partir de promoções personalizadas, pontos de venda interativos, canais de self-service, vendas incrementadas e quiosques.
Segundo Amri Tarsis, diretor de IoT e Internet of Everything (IoE, ou Internet de Todas as Coisas) da Cisco para América Latina, a melhor forma de atuar, principalmente em projetos que visam à publicidade e comunicação, como é o caso de smart media, é a partir de um esforço colaborativo entre marketing e o departamento de tecnologia. “Começa a surgir a figura do Chief Digital Officer (CDO), que é quem olha para todo esse processo de digitalização pelo qual as empresas estão passando e continuarão a passar. Como há um componente de tecnologia forte, o CIO ainda será importante nessa transição, mas deve existir a figura de um executivo para acompanhá-lo”, diz Tarsis.
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