Pela quarta edição seguida, a 2S marcou presença na Distributech International, realizada nos Estados Unidos. Conheça os destaques do maior evento de tecnologia e inovação do planeta para o setor de distribuição de energia
Uma visita ao futuro. Assim podemos definir a passagem da 2S Inovações Tecnológicas por Dallas, nos Estados Unidos, onde ocorreu a Distributech International, maior evento de distribuição de energia do mundo. O encontro reuniu cerca de 400 empresas do setor,
entre 23 e 25 de maio, para mostrar as inovações e tecnologias que ajudam a levar a eletricidade produzida pelas usinas até nossas cidades, comércios e casas.
“Durante a feira, conseguimos ver em larga escala e na prática como é a digitalização dos recursos energéticos”, reportou Alexandre Amaral, diretor regional de vendas da 2S. Ele mencionou inovações desde transformadores que ficam submersos a soluções em nuvem, de relés digitais a energias renováveis, até o debate sobre o que há de mais moderno na distribuição de energia hoje, passando pelas tendências tecnológicas para os próximos anos, em especial na indústria dos Estados Unidos, que costuma ditar os avanços e mudanças da área.
“A feira mostrou que, para que a digitalização do setor funcione em várias escalas, uma coisa é fundamental: as tecnologias precisam estar integradas”, disse Amaral. Mas, juntamente da modernização tecnológica, a transformação digital das empresas de energia dependem, ainda, de outros conhecimentos e fatores, como comentou Gisele Braga, gerente de transformação digital da 2S e também parte do time presente em Dallas.
Ouça aqui a podsérie “Causos da Transformação Digital”, produção original da 2S, no canal On The Bridge. |
“Se eu quero atuar no mercado de utilities, então tenho que entender de tecnologia, tenho que entender de operação, regulamentação e até de momentos eleitorais. Por isso, o contexto na hora de definir novas soluções e padrões é bastante amplo, ainda mais num país burocrático como o nosso”, detalhou Gisele.
Ela explica o raciocínio utilizando um destaque da Distributech deste ano: o compartilhamento de postes e torres por diferentes empresas de energia e telecom. Tendência para o futuro, a inovação envolve não apenas realizar altos investimentos em tecnologia, mas também vencer uma série de burocracias e até interesses políticos e eleitorais.
“O que é muito rico nesse tipo de evento é o relacionamento. Conhecer pessoas e interagir com os interlocutores e usuários de projetos, que são nossos usuários finais. Esse relacionamento com a ponta é riquíssimo, tanto no contexto de geração de projetos para a 2S, mas principalmente para trazer para dentro de casa essa vertical de forma mais estruturada”, contou a executiva.
Quarta edição do evento em que a 2S esteve presente, a Distributech International 2022 marcou o retorno da feira desde a edição de janeiro de 2020, organizada também no Texas, já que o encontro foi suspenso, em 2021, por conta da crise sanitária global.
“As empresas atuantes no setor energético precisam entender a importância de fazer investimento prévio em tecnologia de transmissão e recebimento de dados e informações de maneira mais inteligente, para alcançar os ganhos almejados pela digitalização e automatização. Isso implica ter uma rede robusta, de alta performance, rápida, segura, autônoma e com diversos recursos, para que seja possível a adoção da digitalização”, concluiu Alexandre Amaral.
Distributech 2023
A próxima Distributech já tem data: será entre 7 e 9 de fevereiro de 2023. Vai ocorrer em San Diego, na Califórnia, e deve atrair cerca de 12 mil participantes, além de
pelo menos 275 palestrantes. Mais detalhes no site do evento: https://www.distributech.com/.
Leia mais
Na vida e na TI, a gente aprende mais do que vence