“Pode ser que a gente tenha alguma interrupção e precise continuar com a gravação depois”. A frase, uma explicação com jeitão de pedido de desculpas antecipado, foi dita por Walter Sanches logo no começo da gravação do podcast Líderes que Transformam, um bate-papo com a jornalista Silvia Paladino.
CIO da Termomecanica, Sanches explicou o receio: é que a gravação ocorreu na mesma hora em que o conselho de administração da empresa fazia uma reunião. “Alguém pode estar falando dos resultados da companhia e precisar que eu apresente uma explicação, e eu não tenho controle sobre isso [sobre quando vão precisar de sua participação na reunião]”.
Uma situação comum e que não afetou em nada a gravação, mas que vale ser citada porque deixa clara a importância que os CIOs ganharam nos últimos anos, com a digitalização dos negócios. Com tanto trabalho, achar um espaço na agena do Walter Sanches — e de qualquer outro CIO de uma grande empresa, para falar a verdade — é tarefa cada vez mais complicada. Então será que nunca foi tão desafiador ser CIO?
O Walter esclarece: depende. Para ele, do ponto de vista dos negócios, a resposta é sim. Mas na parte técnica, por outro lado, os desafios já foram muito maiores. “A importância da área de TI vem aumentando e isso não é de hoje. Ao mesmo tempo, o momento atual tem várias facilidades. A tecnologia avançou muito e preocupações do passado não existem mais: equipamentos, manter um data center, o custo de processamento… hoje tem todo um time interno e externo para te apoiar e muito mais ferramentas para atuar como CIO”, explicou ele.
A Termomecânica é uma das maiores indústrias privadas do Brasil. A metalúrgica, que foi fundada em 1942, tem patrimônio líquido avaliado em mais de 800 milhões de dólares e é líder num setor importante da economia: a transformação de metais não ferrosos, como o cobre, em produtos semielaborados ou acabados.
Por isso, conversar de transformação digital com o Walter Sanches, que trabalha há 12 anos na Termomecânica, é pensar em TI aplicada no chão de fábrica. “Nem sempre [a tecnologia] vai ser percebida por todos e nem sempre tem ferramenta digital na mão de um operador, mas o importante é que a digitalização avance para o seu negócio”.
Quer ouvir o papo com o Walter Sanches no Líderes que Transformam? Como de costume, a conversa foi dividida em três episódios. O primeiro deles, o #18 do podcast, já está disponível: Nunca foi tão desafiador ser CIO? Ouça agora.
Leia mais
Na vida e na TI, a gente aprende mais do que vence
É preciso se comunicar bem para trabalhar na tecnologia”
2S é Supplier of the Year da Hyundai!
Na era do trabalho híbrido, telefonia em nuvem vira céu de brigadeiro para inovações