João Paulo Teodoro é Diretor de Tecnologia e Segurança da Informação da Teleperformance. Em três episódios do podcast Líderes que transformam, ele fala de tecnologia, trabalho remoto e de como o profissional de TI está preparado para lidar com as mais diversas situações.
Um profissional de TI pode ser útil no ambiente corporativo, numa comunidade ribeirinha amazônica ou até para lidar com os estragos causados por um furacão na África. Ao menos é o que provam as experiências vividas por João Paulo Teodoro, Diretor de Tecnologia e Segurança da Informação na Teleperformance, multinacional especializada no relacionamento omnichannel e em serviços digitais e que está presente em mais de 80 países.
Graduado em Sistemas de Informação e com MBA em gestão empresarial, João Paulo vai frequentemente para a Amazônia, onde atua em projetos de voluntariado na área da saúde. “Meu irmão caçula é chefe de enfermagem e sempre participava desse programa de voluntariado na Amazônia. Uma vez, quando ele não pôde ir, sugeriu que eu o substituísse”.
Embora já estivesse envolvido com trabalho voluntário em outras situações, a princípio João Paulo Teodoro ficou receoso de aceitar o desafio. “Eu não entendia como uma pessoa de TI poderia contribuir com um projeto que leva médicos, enfermeiros e dentistas para comunidades ribeirinhas. Mas meu irmão insistiu, disse que eu deveria ir e me colocar à disposição. Foi o que fiz.”
Ele ajudou a organizar a triagem e parte do atendimento do consultório móvel. A partir daí, nunca mais deixou de participar de ações voluntárias na Amazônia, e ainda procurou projetos de voluntariado fora do país. Foi assim que desembarcou em Moçambique, onde passou a atuar num projeto de educação e também contribuiu com voluntários da saúde no socorro às vítimas do Cyclone Idai, que causou mais de 600 mortes e deixou um rastro de destruição por lá em 2019.
Em Moçambique, ele fez de tudo um pouco, de trabalho braçal à tradução, mas sempre usando seus conhecimentos em tecnologia da informação. “O profissional de TI tem capacidade de lidar com situações adversas e de organizar ideias. Sempre se expõe a situações complicadas e consegue resolvê-las, organizar o caos e melhorar determinado cenário”, explica João Paulo.
E foi com muita resiliência e capacidade de organização que ele ajudou aquela comunidade num momento tão complicado. “Se a gente se coloca fora da caixa, sempre à disposição, conseguimos ser úteis e devolver ao mundo um pouco do que recebemos”, completa ele.
Do voluntariado à transformação digital
O voluntariado foi só um dos temas da conversa entre o João Paulo Teodoro e o Wagner Hilário, jornalista e head de projetos da agência essense, em três episódios do podcast Líderes que Transformam, idealizado pela 2S.
Ele também falou de transformação digital, liderança, trabalho remoto e do conceito omnichannel. Deu conselhos para profissionais de TI e mergulhou em assuntos que mexem com o mercado, como a relação de empresas com os clientes. Os impactos causados pela pandemia e a adoção de novas tecnologias também foram tema do bate-papo.
“As empresas passaram a entender que quem escolhe o canal em que quer ser atendido é o cliente. Ao ofertarem diversos canais, sem imposição, passaram a ter um relacionamento maior com seus clientes”, diz o especialista.
Quer acompanhar a participação do João Paulo Teodoro no Líderes que Transformam? A conversa será dividida em três episódios e o primeiro deles já está disponível. Clique aqui e ouça agora