São Paulo, setembro de 2025 – A 2S Inovações Tecnológicas concluiu recentemente um projeto de modernização da planta da Gás Verde, em Seropédica, no Rio de Janeiro, a partir de um plano que passou a garantir a continuidade, segurança, confiabilidade e sustentabilidade das operações, reduzindo paradas inesperadas e permitindo maior eficiência em toda a cadeia produtiva.
A planta de Seropédica é responsável pela produção de biometano a partir de resíduos de aterro sanitário, transformando o que antes era descartado em energia limpa e certificada. Uma das premissas do projeto era garantir estabilidade de operação 24 horas por dia, 7 dias na semana.
“O projeto de reestruturação da rede de automação da Gás Verde representa um avanço importante na nossa transformação digital, com foco total na segurança e estabilidade da operação. Estamos fortalecendo a infraestrutura para garantir uma rede mais confiável, capaz de sustentar o crescimento e proteger cada etapa do processo. É sobre evoluir com responsabilidade e assegurar a continuidade de uma operação crítica para o nosso negócio”, afirma Ricardo Araújo, gerente de TI da Gás Verde.
O projeto realizado pela Gás Verde em parceria com a 2S destacou-se pela agilidade: ao longo dos dois primeiros meses de 2025, a fase de planejamento foi iniciada e concluída, contemplando as visitas técnicas e a entrega de toda a documentação envolvida. A execução teve início em março, com instalação dos painéis, equipamentos e respectivas licenças, configuração dos switches, atualização de softwares e testes de conectividade. Em julho, ocorreu o go live com a subsequente operação assistida e entrega da documentação final.
“Dada a importância da planta para as operações da Gás Verde, priorizamos o timing de conclusão desse projeto. Mas é importante ressaltar que foi montado um ambiente de testes na própria localidade, e somente após os testes serem bem-sucedidos que demos início à implantação”, diz Roberto Tonietto, gerente de vendas da 2S que esteve à frente das tratativas. As questões técnicas ficaram sob responsabilidade do arquiteto de soluções Robson Bernardo, também da 2S.
“Fizemos uma renovação tecnológica da planta, que garantiu a estabilidade de operação que a Gás Verde precisava. Conseguimos operar uma transformação tecnológica em um setor que é conhecido por ser resistente a inovações. Isso também é um mérito da Gás Verde, que sabe que a tecnologia pode oferecer segurança, eficiência e agilidade aos processos”, diz Bernardo.
Com sede no Rio de Janeiro e atuação em seis estados brasileiros, a Gás Verde se consolidou como pioneira na produção e comercialização de biometano, um combustível 100% renovável utilizado em processos industriais e no abastecimento de frotas em substituição aos combustíveis fósseis, e que apoia a descarbonização de empresas de diferentes portes.
Com mais de 30 anos de história, a 2S Inovações Tecnológicas une tecnologia, conhecimento de negócio e criatividade para transformar empresas e pessoas. Como Gold Partner da Cisco, coleciona prêmios consecutivos de melhor parceiro do ano no Brasil e na América Latina, além de fazer parte dos conselhos Cisco Partner Executive Exchange e Partner Operations Advisory Board. Também esteve presente em diversas edições do Great Place to Work entre as melhores empresas para se trabalhar em tecnologia. Saiba mais em: https://2s.com.br/.
A Gás Verde é a maior produtora de biometano da América Latina, um combustível 100% renovável e capaz de transformar a matriz energética de empresas brasileiras. A partir de resíduos sólidos urbanos do Brasil, a Gás Verde fornece biometano para descarbonização de grandes clientes, como Ternium, Ambev, Vesuvius, Haleon, Henkel, Nestlé, Saint-Gobain e Grupo L’Oréal Brasil. Está presente em seis estados brasileiros, com 12 plantas de energia elétrica a biogás e biometano, produz em média 160 mil m3/dia de biometano e tem planos de atingir 650 mil m3/dia até 2028 com a conversão das térmicas a biogás para plantas de biometano. A Gás Verde também disponibiliza aos clientes certificados de garantia de origem do biometano. Em 2026, começará a operar, em Seropédica, a nova planta de produção de CO2 verde beverage grade, voltada para diversos setores industriais, inclusive de alimentos e bebidas. Saiba mais em: www.gasverde.com.br