A importância crescente do CIO nos negócios e até no chão de fábrica

agosto 10, 2022
Walter Sanches cuida da TI da metalúrgica Termomecanica, uma das maiores indústrias privadas do Brasil, há mais de uma década. Tempo mais que suficiente para entender como poucos de transformação digital aplicada a todas as etapas do negócio
Transformação Digital, Líderes que transformam, CIO, Chão de Fábrica

Walter Sanches cuida da TI da metalúrgica Termomecanica, uma das maiores indústrias privadas do Brasil, há mais de uma década. Tempo mais que suficiente para entender como poucos de transformação digital aplicada a todas as etapas do negócio

 

“Pode ser que a gente tenha alguma interrupção e precise continuar com a gravação depois”. A frase, uma explicação com jeitão de pedido de desculpas antecipado, foi dita por Walter Sanches logo no começo da gravação do podcast Líderes que Transformam, um bate-papo com a jornalista Silvia Paladino.

CIO da Termomecanica, Sanches explicou o receio: é que a gravação ocorreu na mesma hora em que o conselho de administração da empresa fazia uma reunião. “Alguém pode estar falando dos resultados da companhia e precisar que eu apresente uma explicação, e eu não tenho controle sobre isso [sobre quando vão precisar de sua participação na reunião]”. 

Uma situação comum e que não afetou em nada a gravação, mas que vale ser citada porque deixa clara a importância que os CIOs ganharam nos últimos anos, com a digitalização dos negócios. Com tanto trabalho, achar um espaço na agena do Walter Sanches — e de qualquer outro CIO de uma grande empresa, para falar a verdade — é tarefa cada vez mais complicada. Então será que nunca foi tão desafiador ser CIO?

 

“Nem sempre [a tecnologia] vai ser percebida por todos e nem sempre tem ferramenta digital na mão de um operador, mas o importante é que a digitalização avance para o seu negócio”, Walter Sanches.

O Walter esclarece: depende. Para ele, do ponto de vista dos negócios, a resposta é sim. Mas na parte técnica, por outro lado, os desafios já foram muito maiores. “A importância da área de TI vem aumentando e isso não é de hoje. Ao mesmo tempo, o momento atual tem várias facilidades. A tecnologia avançou muito e preocupações do passado não existem mais: equipamentos, manter um data center, o custo de processamento…  hoje tem todo um time interno e externo para te apoiar e muito mais ferramentas para atuar como CIO”, explicou ele.

A Termomecânica é uma das maiores indústrias privadas do Brasil. A metalúrgica, que foi fundada em 1942, tem patrimônio líquido avaliado em mais de 800 milhões de dólares e é líder num setor importante da economia: a transformação de metais não ferrosos, como o cobre, em produtos semielaborados ou acabados.

Por isso, conversar de transformação digital com o Walter Sanches, que trabalha há 12 anos na Termomecânica, é pensar em TI aplicada no chão de fábrica. “Nem sempre [a tecnologia] vai ser percebida por todos e nem sempre tem ferramenta digital na mão de um operador, mas o importante é que a digitalização avance para o seu negócio”.

Quer ouvir o papo com o Walter Sanches no Líderes que Transformam? Como de costume, a conversa foi dividida em três episódios. O primeiro deles, o #18 do podcast, já está disponível: Nunca foi tão desafiador ser CIO? Ouça agora.

 

 

Leia mais

Na vida e na TI, a gente aprende mais do que vence

É preciso se comunicar bem para trabalhar na tecnologia”

2S é Supplier of the Year da Hyundai!

Na era do trabalho híbrido, telefonia em nuvem vira céu de brigadeiro para inovações

 

 

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.